Há indícios de que a xilogravura tenha surgido na China em tempos bem remotos. Após a revolução da imprensa com o inventor Gutemberg (Alemanha, por volta do ano de 1450) passou a ser incorporada aos diversos trabalhos impressos como livros, panfletos, cartazes, cartas de baralho e livros devocionais. A palavra xilogravura deriva do grego e significa gravura em madeira. Tradicionalmente os xilógrafos nordestinos preparam a matriz desbastando com lixas (geralmente Umburana-de-cambão - Commiphora leptophloeos) para posterior entalhe das gravuras que serão as capas dos folhetos. O processo de impressão ocorre de forma rústica com a matriz pressionada sobre o papel em máquinas impressoras ou mesmo à mão.
O melhor da arte popular do sul cearense. Estamos localizados em Juazeiro do Norte, grande centro de artesanato e literatura de cordel do Nordeste. Enviamos para todo o Brasil!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade